sexta-feira, 12 de julho de 2013

Borin em entrevista ao jornal a tribuna

Borim, entrevista ao jornal A Tribuna (Reportagem especial)escrito em quinta 20 março 2008 12:59

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Fernando Borim (PT) deu uma declaração ao jornal “A Tribuna” de 20/03, dizendo que não é mais pré-candidato a prefeito. Depois de seu nome ser cogitado fortemente na cidade como o sucessor de César Pagan (PT), Borim, atual vice-prefeito, revela que está triste e não vai disputar as prévias internas do partido para não haver um racha.
Quando questionado, o porquê da desistência ele afirma: Entre os meses de setembro e dezembro, desenvolvi uma série de atividades ao lado do prefeito César, outras vezes sozinho, políticas e administrativas. Estava num processo muito gostoso e me sentia muito à vontade; fui percebendo, no contato com as pessoas, nas visitas aos bairros, que estava preparado política e psicologicamente. No mês de janeiro algumas pessoas do Diretório e também do Governo começaram a questionar minha forma de atuação. Para eles, eu ficava mais perto da população do que participava das reuniões administrativas de planejamento entre os secretários.
Nessa afirmação, podemos ver claramente a forma de governar do PT, ficar em salas com ar-condicionado discutindo problemas na teoria, o partido não admite seus representantes e partidários, de ficarem em contato com o povo, saber do real problema e até mesmo ajudá-los.
Em outra revelação, ele diz: Não sei se o governo, excetuando-se César (prefeito) iria assumir minha campanha. Se eu, como candidato, poderia gerar um racha em que o Governo (pessoas da administração) pensaria: “não sei se vou ficar (no meu cargo); então, não sei se vou apoiar”.
Os secretários, receosos com o modo de governar de Borim, ficaram com medo e decidiram não apóia-lo, pensando não no bem de Amparo, mas sim em seus próprios cargos e salários. Borim também afirma que era subestimado por dizer coisas infundadas, como ele mesmo diz: sempre acreditei que era importante fazer planejamento, analisar e preparar a administração, sempre achei importante estar do lado do povo. Às vezes, aquele buraco que não está no planejamento do Governo está atrapalhando muito diversas pessoas da população. E em outra afirmação diz: E muitas pessoas do Governo acharam que eu era ignorante acerca disso.
Parece que a verdadeira máscara do PT em Amparo começou a cair, revelando que não é o partido do povo, muito menos dos trabalhadores. São preocupados sim, com seus próprios cargos, aconteça o que for. Borim tentou cruzar o caminho, tentou estar realmente do lado do povo, como relata a entrevista feita por Renata Garzon, repórter do “A Tribuna” más foi rapidamente eliminado por alguém que vai garantir o cargo de atuais secretários e continuar a não dar a importância para o que o povo fala ou pede.
Quando perguntado se apoiará Paulo Miotta (PT) ele afirma: Claro (risos) É verdade.

Vereador Jacob em entrevista a AMPARONEWS

Amparo News - O vereador, vem ao longo de seu mandato conseguindo inúmeros recursos e verbas para a cidade de Amparo, quais as áreas que o senhor tem conseguido mais verbas e como elas estão sendo utilizadas pelo poder público municipal?

Jacob - Estive fazendo um trabalho especial para a assistência social -entidades assistenciais- consegui verbas tanto do Estado de SP como do Governo Federal, as chamadas emendas parlamentares, conseguimos também verbas para a prefeitura, onde ou ela repassa o recurso (dinheiro) ou aplica, um exemplo, é a criação do CRAS (Centro de Referencia a Assistência Social), uma antiga reivindicação do prefeito e de sua secretária de Assistência Social, Fátima Pagan, o prefeito montou o projeto e eu protocolei no Ministério do Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza e Combate a Fome. Esse recurso possibilitou a compra de equipamentos e mobiliários como: móveis, televisão, dvd - para a realização de cursos de são ministrados no local - esse imóvel está localizado na antiga sede da guarda municipal, no bairro do S.Dimas/Modelo, o local foi totalmente reformado, contando com o apoio do pessoal do Carisma – um pessoal que vem fazendo um excelente trabalho voluntário muito importante para a nossa cidade, e fica aqui o meu agradecimento - com as verbas também foi comprado uma “perua” e uma “Palio Weekend”, dez computadores completos que foram repassados para nove entidades assistenciais do município sendo que um dos computadores ficou no próprio CRAS.
Também conseguimos recursos para todos os hospitais, através de emendas parlamentares dos deputados e estamos fazendo um trabalho muito bom junto ao governo do Estado, representado pelo governador José Serra que tem demonstrado uma brilhante visão de governo.

AN - Como presidente do Conseg em Amparo, acreditamos que uma das mais importantes vitórias foi conseguir a construção da nova base para o corpo de bombeiros, instalada na avenida Waldyr Beira, como você analisa essa vitória e quais outras merecem destaque no seu ponto de vista?

Jacob - Uma grande vitória foi sim, a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros. Os Bombeiros de Amparo estavam instalados num local estratégico, segundo o alto comando dos Bombeiros, este local foi escolhido na administração do saudoso prefeito Carlos Piffer e era o melhor local de Amparo, inclusive hoje é onde está sendo construído o Paço Municipal. Devido a essa obra precisou-se retirar os Bombeiros do local e não poderíamos deixar que colocassem os Bombeiros em qualquer lugar, então pensou-se em colocá-lo ao lado do Centro Esportivo do Trabalhador, fazer uma reformar no local - uma quadra de malha - mas aquele não seria o local ideal, não era um local estratégico.

AN - Você foi contra esse local?

Jacob - Fui totalmente contra, sabia da vontade do prefeito de Serra Negra, Paulinho Scachetti, de levar o bombeiro para lá - sabia da proposta dele – Scachetti disse que o bombeiro seria muito bem-vindo em Serra Negra, fiquei preocupado, Amparo corria o risco de perder essa sede, usei a Tribuna da Câmara para denunciar o descaso da Prefeitura para com esse assunto. O prefeito sugeriu outro local, atrás de um posto de gasolina na Av. Carlos Burgos, uma rua sem saída totalmente imprópria, tentou o aluguel de prédios (barracões) com diversos empresários de Amparo.

AN - Como presidente do Conseg, o que você fez para ajudar a população?

Jacob - Solicitei ao diretor de uma empresa de nosso município que prontamente me atendeu. Em uma reunião com o prefeito, sabíamos que ele tinha o interesse em pagar o aluguel de um prédio para não perder os Bombeiros de Amparo. Feito um comum acordo, conseguimos a nova sede da corporação, a planta (projeto) foi totalmente adaptada para a instalação da base dos Bombeiros e então finalmente conseguimos realizar o sonho da população de Amparo.

AN - Houve mais alguma situação que o senhor julgue importante citar?

Jacob - Outro destaque dessas ações voltadas para a segurança foi a pintura da sede da Companhia da Polícia Militar, a vinda de uma viatura de resgate para a cidade, sempre em parceria com empresas e o Conseg – um decreto do governador Franco Montoro, sendo um órgão regulamentado podendo captar recursos para se investir na área de segurança -. Conseguimos uma viatura de resgate para o Corpo de Bombeiros – eram 17 para todo o Estado - mas ela teria que ser equipada pela administração municipal, o prefeito disse que não investiria cerca de R$ 60 mil para equipar a viatura, acabamos perdendo essa viatura para a cidade de Indaiatuba.
Em uma reunião do Conseg, achei por bem solicitar esse valor a empresas do município, essa mesma empresa que nos ofereceu o local para a instalação da base dos Bombeiros, assumiu a dívida. Foi muito custoso para conseguirmos uma nova viatura, fui persistente e acabei conseguindo, foi uma grande vitória do Conseg para a população.
Uma outra conquista do Conseg, é uma carreta que vai combater incêndio nas matas, uma aspiração da população de Amparo, uma parceria com uma outra grande empresa de Amparo, ela vai nos doar essa carreta através do Conseg para os bombeiros e o comando dos Bombeiros de São Paulo, vai doar o veículo para fazer o transporte – puxar – dessa carreta. Outra grande notícia, exclusiva para o Amparo News, é uma verba que conseguimos na Delegacia Geral de Polícia, que vai reformar todo o prédio da sede da delegacia de Amparo, localizada na Praça da Bandeira.

AN - Jacob, o senhor tem se dedicado muito a liberação de recursos para a duplicação da rodovia SP-95. Recentemente os jornais anunciaram que o senhor, juntamente com o deputado Guilherme Campos (DEM), conseguiram uma reunião com o secretário estadual de transportes, Mauro Arce. E convidou os prefeitos de Amparo Pedreira e Jaguariúna para participar da reunião o que pode ser adiantado em relação as obras?

Jacob - Me recordo como se fosse hoje, o saudoso prefeito Piffer e o prefeito Toninho Ganzaroli quando conseguiram a terceira faixa da pista entre Amparo, Pedreira e Jaguariúna. Mas hoje, devido ao crescimento da nossa região, ela precisa dessa duplicação. Como vereador, sou cobrado pela população, empresas, pessoas que precisam usar o sistema de saúde de outras cidades, como Campinas, os jovens que estudam nas universidades de Campinas e Jaguariúna, então agente sabe da sobrecarga que se acumulou ao longo da rodovia João Beira.
Acabei encontrando no deputado Guilherme Campos, um grande parceiro, haja vista o tratamento que ele recebe do Governador, acreditamos nele, conseguindo uma audiência com o secretário de transportes do Estado. Há dois anos que agente vem brigando por essa duplicação e posso dar uma notícia aqui de que nos temos cobrado também o trevo do Vale Verde, a obra não acontecia devido a uma questão de documentação por parte da Prefeitura e o DER, a prefeitura acabou assumindo sua falha na última segunda feira (02/03) no programa da EPTV-Campinas. Devemos agradecer os deputados que nos ajudaram nessa briga: Barros Munhoz, Jonas Donizette, Edmir Chedid que também foi um dos que mais trabalhou nessa incansável luta.

AN - Quanto à presença dos prefeitos...?

Jacob - A presença dos prefeitos foi muito importante, atenderam ao pedido do deputado Guilherme Campos e ao meu pedido, foram a essa reunião, onde pudemos mostrar a importância dessa duplicação, foi pedido ao secretário, o asfalto que liga Amparo a Três Pontes (Morrão), previsto para o início do ano que vem.

AN - No mês de Janeiro você e demais vereadores estiveram reunidos no Jd. Brasil, para tratar de assuntos relacionados com a reativação da Associação Amigos de Bairro. Qual a sua iniciativa em questão a associação, o senhor apóia a idéia de uma associação, não só no Jd.Brasil, mas em todos os bairros de Amparo?

Jacob - Tenho uma experiência especial e um carinho muito grato com o Jd. Brasil, já que lá iniciei minha atividade política. Fiquei muito chateado quando soube que um abaixo-assinado dos moradores do bairro chegou as mãos do prefeito e segundo consta, pouco conhecimento ele deu para esse abaixo-assinado. Estou acostumado, abaixo-assinado e associações amigos de bairro, agente respeita muito, dou todo o apoio a associação dos moradores do Jd. Brasil e eles sabem que podem contar comigo, como já contaram.  Lamentavelmente foi feito uma grande obra no bairro, uma rede de captação que a prefeitura construiu, uma das únicas obras do SAAE, e já vem dando problemas, durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, falta constante de água no bairro. Fiquei muito preocupado com o descaso da administração, inclusive a caixa d’água estava com infiltrações -estive lá fotografando- já encaminhamos as fotos para a administração do SAAE, que hoje é comandada pelo Juca Amaral, um homem sério, de bem, com visão, e agente reconhece o trabalho dele, sabe da dificuldade, a nossa crítica fica  à antiga administração, já que o Juca está vindo agora e nenhuma culpa tem. Deposito minha confiança no Juca, pois do jeito que está é muito perigoso, água é uma questão de saúde pública.

AN - Visitando os bairros de nosso município, o senhor deve ter se deparado com inúmeras reclamações dos moradores como: asfaltamento precário, falta de investimento e etc.
A prefeitura faz uma imensa propaganda dizendo que Amparo está pronta para o futuro.
Está mesmo, quais os pontos ofuscados pela prefeitura que o senhor acha que deveriam ser tratados com mais respeito por parte do governo municipal, sendo que os moradores desses bairros também pagam seus impostos?


Jacob - Tenho visitado todos os bairros durante esses sete anos como vereador, dia sim, dia não visito um bairro, tenho visitado postos de saúde, escolas municipais, estaduais, o vereador Jacob não tem essa questão de estado-estado, municipal-municipal, tenho a seguinte visão, está em Amparo, é para a nossa população temos que cuidá-lo.
Tenho também deparado com várias reclamações, principalmente os buracos nas ruas, é público e notório que choveu, vai sim fazer buraco, e hoje na moderna administração ficamos quatro anos sem tamparem os buracos, deixando para tampar buracos só agora, na hora do desespero. A população tem reclamado e muito. Está lamentável o que vem acontecendo no bairro Santa Maria do Amparo, Silvestre I, II, III, muito barro nas ruas e  uma situação muito precária, a administração não tem dado a atenção que os bairros merecem.

AN - E a saúde, ainda existe reclamações e o que o senhor esta fazendo para levá-las até o conhecimento da secretaria?

Jacob - Tenho recebido muitas reclamações na questão do atendimento, os servidores são pessoas sérias que tentam fazer seu trabalho na medida do possível que lhe é oferecido. Os postinhos fecham as sextas e só abrem na segunda, e quando temos um feriado prolongado, chega a ficar fechados por três, quatro dias. Tenho visitado muito a Santa Casa Anna Cintra, o Grêmio para ver como está o atendimento, e a prefeitura não tem dado o apoio que os hospitais necessitam para dar um bom atendimento à população, tenho feito reunião com os diretores dos hospitais para saber o que vem acontecendo e eles realmente tem reclamado da falta de apoio da prefeitura.

AN - O que diz a secretaria de saúde, quando questionada sobre isso?

Jacob - Tenho uma dificuldade muito grande com a secretária da saúde de Amparo, a senhora Pimenta, que desde a primeira seção como vereador em 2001, solicitei ao líder do governo na Câmara Municipal, eu queria uma reunião com a secretária da saúde, nove meses se passaram, eu cobrei o líder do governo e ele ficou mais dois, três anos sem dar resposta. No início dessa legislatura tenho cobrado, ela não atende esse vereador, agora atendeu alguns vereadores o ano passado, acho que para dizer que ela é uma pessoa que recebe.

AN - Na questão da segurança?

Jacob - Existia no bairro JD. S. Dimas/Modelo um posto da guarda municipal, a população daquele bairro ficava tranqüila, pois sabia que existia uma segurança no local, um apoio, e acabava dormindo tranqüila sabendo que a competente guarda estava lá, hoje não existe mais.
Veja o distrito de Arcadas, Três Pontes a Zona Rural de Amparo, não existe uma ronda, eu consegui para Amparo uma “Land Rover” que seria reformada pelo Conseg e junto à polícia ambiental, nós teríamos a patrulha rural no município, rondas na zona rural, que é o meu sonho inclusive, o prefeito perdeu essa “Land Rover” que foi para a cidade de Socorro. A caminhonete veio para Amparo, mas o prefeito é quem deveria fazer essa solicitação junto ao comando da PM, não fez, o carro ficou cerca de cinco meses na sede da companhia e o prefeito de Socorro, uma pessoa dinâmica levou para a cidade dele e nós perdemos a patrulha rural de Amparo.
É um grande sonho meu, para a cidade, o circuito fechado de câmeras de segurança em nosso município, tenho um projeto de segurança para a cidade, de graça, que já oferecemos ao prefeito e até hoje ele não nos deu uma resposta, não sei se é por vaidade das pessoas que cuidam de segurança, que não querem aceitar o nosso projeto.
Arrumamos dinheiro para a segurança pública – R$ 1,5 milhão, mas ele (prefeito) achou por bem captar só R$ 500 mil - peço publicamente, através do Amparo News, para que ele invista na verba se segurança para esse ano.

AN - Jacob, o senhor disse que pouco de investiu em segurança na atual administração, o prefeito diz que a troca de todas as lâmpadas de praças e bairros é um investimento pesado em segurança, o que você tem a dizer?

Jacob -  O que tem que ficar claro é que no ano de 1999-2000, o prefeito Piffer conseguiu em parceria com Furnas Centrais Elétricas, a troca de toda a iluminação de Amparo, foi um trabalho iniciado e conquistado pelo prefeito Carlos Piffer que hoje está dando resultado no município, estão trocando todas as lâmpadas, colocando lâmpadas de vapor de sódio  que iluminam mais e são cerca de 30% mais econômicas. Esse projeto ficou parado desde 2000, e o prefeito pediu umas trocas e depois parou e agora ele reiniciou, mas esse projeto foi iniciado na administração anterior, queria deixar claro também que as pessoas vêem o Jd.Publico e a praça Pádua Salles, avenida Waldyr Beira, tudo conquistado com a parceria com a CPFL,  investindo em Amparo.


AN - No primeiro mandato de César (2000 – 2004), a câmara com a maioria dos vereadores do PT, aprovou várias leis, que não agradaram muito a população como: Aumento dos subsídios dos secretários em 52% e aumento do IPTU. O senhor foi contrário à aprovação de todas essas leis, que só causariam perdas para a população e assim para o município.

Jacob - De fato fui contra a aprovação desse aumento aos secretários em 52%, um aumento muito infundado, porque o prefeito fez a questão de aumentar o salário somente dos cargos de confiança, dos seus secretários, e o vereador Jacob na época discutiu muito, queria aumentar o salário de todo o funcionalismo público municipal.
Houve um grande aumento do IPTU nesses últimos sete anos da administração e segundo quem o orienta nessas questões é o senhor Paulo Miotta. Recebi uma ligação de um morador da zona rural, dono de um sítio, e ele recebeu o carnê do IPTU, no valor aproximado de R$ 20 mil por ano.

AN - Turismo em Amparo?

Jacob - Não tivemos nenhuma ação do turismo nos últimos sete anos, quando secretário do turismo, criei a lei do lixo, a lei da manutenção, em que as empresas podem adotar as praças do município e fazer a manutenção, conseguimos trazer para Amparo treze empreendimentos hoteleiros, grandes conquistas, a criação de três selos de qualidade, como secretário fiz as três oficinas do PNMT (programa nacional de municipalização do turismo) um programa da EMBRATUR. Nunca me esqueço da visita do vice-prefeito da cidade de São Vicente, dizendo: minha cidade tem quinhentos anos e não tem o patrimônio que Amparo possui.

AN - Estação de Tratamento de Esgotos, bom ou ruim?

Jacob – Eu pedi a discussão pública desse projeto, queria ouvir os engenheiros, formadores de opinião, todos que estão realmente preocupados com essa questão, e em uma das discussões, o prefeito foi com uma aparato maravilhoso, montou um cenário lá na Câmara, como se ele, a prefeitura tivesse colocado a população para discutir, mas na verdade não foi, foi sim a Câmara Municipal através do vereador Jacob, que abriu para o debate e num determinado momento perguntei a ele: você foi atrás dos recursos de fundo perdido? Ele abaixou o microfone e disse que eu iria deixá-lo em uma situação complicada. E pergunto a ele até hoje, se foi atrás de recurso de fundo perdido.
 O vereador Jacob é a favor do tratamento de esgotos, até temos que parabenizar o Ministério Público do Estado de São Paulo, através dos promotores da cidade de Amparo que exigiram o tratamento de esgotos de Amparo, não foi uma vontade do prefeito por que é bonito falar em meio ambiente, porque esta na moda a questão ambiental, agente sabe que quem está realmente preocupado com o meio ambiente e o Ministério Público, e eles é que assinaram um acordo com a prefeitura no passado para que fosse feito o tratamento de esgotos. Parabenizo o ministério publico por ter cobrado essa obra, ao contrário, não teria sido feito até hoje.


AN - Jacob, alguns meios de comunicação tem noticiado que você é contra a criação de um novo fórum para Amparo, por quê?

Jacob - Quanto à questão do Fórum, nós acompanhamos em uma reunião entre o Ministério Público, juiz, juíza, promotor, presidente da OAB e o prefeito. O importante dizer é que o vereador Jacob, não é de nenhuma forma, contra a construção do novo Fórum, muito pelo contrário, o vereador Jacob está muito por dentro das questões que diz respeito ao judiciário, tanto que sabemos que o importante para Amparo hoje, é a criação de uma 3ª vara rapidamente. O local que o prefeito queria construir o novo Fórum, é um local impróprio, ao lado da marginal e de um posto de gasolina, um local de fuga rápida. E sou sim, contra o local, quero uma área nobre, como está instalado o atual Fórum “Laudo de Camargo” um dos melhores locais de Amparo. Eu sou a favor sim da construção de um novo Fórum, às vezes a imprensa tenta dizer que sou contra, mas isso não interessa, e sim as ações que venho tomando junto a Secretaria da Justiça, junto aos deputados que tem força no governo do Estado, para liberar recursos para a construção do novo fórum em um local privilegiado, digno de um Fórum.


AN - Jacob o que você achou da mudança do pré-candidato do PT?

Jacob -
 Achei uma insensatez, demostra o amadorismo do grupo político que comanda nosso município hoje. Ele foi duas vezes vereador, presidente da câmara e atualmente é vice-prefeito, Fernando Borim tem bagagem. Foi meu colega na câmara na legislatura 2001-2004, ficou um pouco afastado ultimamente, mas é daqueles petistas que ainda acreditam na velha ideologia do partido, mesmo depois dos últimos acontecimentos em nível nacional e municipal. Mas esta é uma decisão interna deles, eu prefiro não me alongar. Se um dia eu chegar ao cargo de chefe do executivo, seria muito positiva a presença dele na câmara, mesmo sendo da oposição.
permalink


Amparo News - O vereador, vem ao longo de seu mandato conseguindo inúmeros recursos e verbas para a cidade de Amparo, quais as áreas que o senhor tem conseguido mais verbas e como elas estão sendo utilizadas pelo poder público municipal?

Jacob - Estive fazendo um trabalho especial para a assistência social -entidades assistenciais- consegui verbas tanto do Estado de SP como do Governo Federal, as chamadas emendas parlamentares, conseguimos também verbas para a prefeitura, onde ou ela repassa o recurso (dinheiro) ou aplica, um exemplo, é a criação do CRAS (Centro de Referencia a Assistência Social), uma antiga reivindicação do prefeito e de sua secretária de Assistência Social, Fátima Pagan, o prefeito montou o projeto e eu protocolei no Ministério do Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza e Combate a Fome. Esse recurso possibilitou a compra de equipamentos e mobiliários como: móveis, televisão, dvd - para a realização de cursos de são ministrados no local - esse imóvel está localizado na antiga sede da guarda municipal, no bairro do S.Dimas/Modelo, o local foi totalmente reformado, contando com o apoio do pessoal do Carisma – um pessoal que vem fazendo um excelente trabalho voluntário muito importante para a nossa cidade, e fica aqui o meu agradecimento - com as verbas também foi comprado uma “perua” e uma “Palio Weekend”, dez computadores completos que foram repassados para nove entidades assistenciais do município sendo que um dos computadores ficou no próprio CRAS.
Também conseguimos recursos para todos os hospitais, através de emendas parlamentares dos deputados e estamos fazendo um trabalho muito bom junto ao governo do Estado, representado pelo governador José Serra que tem demonstrado uma brilhante visão de governo.

AN - Como presidente do Conseg em Amparo, acreditamos que uma das mais importantes vitórias foi conseguir a construção da nova base para o corpo de bombeiros, instalada na avenida Waldyr Beira, como você analisa essa vitória e quais outras merecem destaque no seu ponto de vista?

Jacob - Uma grande vitória foi sim, a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros. Os Bombeiros de Amparo estavam instalados num local estratégico, segundo o alto comando dos Bombeiros, este local foi escolhido na administração do saudoso prefeito Carlos Piffer e era o melhor local de Amparo, inclusive hoje é onde está sendo construído o Paço Municipal. Devido a essa obra precisou-se retirar os Bombeiros do local e não poderíamos deixar que colocassem os Bombeiros em qualquer lugar, então pensou-se em colocá-lo ao lado do Centro Esportivo do Trabalhador, fazer uma reformar no local - uma quadra de malha - mas aquele não seria o local ideal, não era um local estratégico.

AN - Você foi contra esse local?

Jacob - Fui totalmente contra, sabia da vontade do prefeito de Serra Negra, Paulinho Scachetti, de levar o bombeiro para lá - sabia da proposta dele – Scachetti disse que o bombeiro seria muito bem-vindo em Serra Negra, fiquei preocupado, Amparo corria o risco de perder essa sede, usei a Tribuna da Câmara para denunciar o descaso da Prefeitura para com esse assunto. O prefeito sugeriu outro local, atrás de um posto de gasolina na Av. Carlos Burgos, uma rua sem saída totalmente imprópria, tentou o aluguel de prédios (barracões) com diversos empresários de Amparo.

AN - Como presidente do Conseg, o que você fez para ajudar a população?

Jacob - Solicitei ao diretor de uma empresa de nosso município que prontamente me atendeu. Em uma reunião com o prefeito, sabíamos que ele tinha o interesse em pagar o aluguel de um prédio para não perder os Bombeiros de Amparo. Feito um comum acordo, conseguimos a nova sede da corporação, a planta (projeto) foi totalmente adaptada para a instalação da base dos Bombeiros e então finalmente conseguimos realizar o sonho da população de Amparo.

AN - Houve mais alguma situação que o senhor julgue importante citar?

Jacob - Outro destaque dessas ações voltadas para a segurança foi a pintura da sede da Companhia da Polícia Militar, a vinda de uma viatura de resgate para a cidade, sempre em parceria com empresas e o Conseg – um decreto do governador Franco Montoro, sendo um órgão regulamentado podendo captar recursos para se investir na área de segurança -. Conseguimos uma viatura de resgate para o Corpo de Bombeiros – eram 17 para todo o Estado - mas ela teria que ser equipada pela administração municipal, o prefeito disse que não investiria cerca de R$ 60 mil para equipar a viatura, acabamos perdendo essa viatura para a cidade de Indaiatuba.
Em uma reunião do Conseg, achei por bem solicitar esse valor a empresas do município, essa mesma empresa que nos ofereceu o local para a instalação da base dos Bombeiros, assumiu a dívida. Foi muito custoso para conseguirmos uma nova viatura, fui persistente e acabei conseguindo, foi uma grande vitória do Conseg para a população.
Uma outra conquista do Conseg, é uma carreta que vai combater incêndio nas matas, uma aspiração da população de Amparo, uma parceria com uma outra grande empresa de Amparo, ela vai nos doar essa carreta através do Conseg para os bombeiros e o comando dos Bombeiros de São Paulo, vai doar o veículo para fazer o transporte – puxar – dessa carreta. Outra grande notícia, exclusiva para o Amparo News, é uma verba que conseguimos na Delegacia Geral de Polícia, que vai reformar todo o prédio da sede da delegacia de Amparo, localizada na Praça da Bandeira.

AN - Jacob, o senhor tem se dedicado muito a liberação de recursos para a duplicação da rodovia SP-95. Recentemente os jornais anunciaram que o senhor, juntamente com o deputado Guilherme Campos (DEM), conseguiram uma reunião com o secretário estadual de transportes, Mauro Arce. E convidou os prefeitos de Amparo Pedreira e Jaguariúna para participar da reunião o que pode ser adiantado em relação as obras?

Jacob - Me recordo como se fosse hoje, o saudoso prefeito Piffer e o prefeito Toninho Ganzaroli quando conseguiram a terceira faixa da pista entre Amparo, Pedreira e Jaguariúna. Mas hoje, devido ao crescimento da nossa região, ela precisa dessa duplicação. Como vereador, sou cobrado pela população, empresas, pessoas que precisam usar o sistema de saúde de outras cidades, como Campinas, os jovens que estudam nas universidades de Campinas e Jaguariúna, então agente sabe da sobrecarga que se acumulou ao longo da rodovia João Beira.
Acabei encontrando no deputado Guilherme Campos, um grande parceiro, haja vista o tratamento que ele recebe do Governador, acreditamos nele, conseguindo uma audiência com o secretário de transportes do Estado. Há dois anos que agente vem brigando por essa duplicação e posso dar uma notícia aqui de que nos temos cobrado também o trevo do Vale Verde, a obra não acontecia devido a uma questão de documentação por parte da Prefeitura e o DER, a prefeitura acabou assumindo sua falha na última segunda feira (02/03) no programa da EPTV-Campinas. Devemos agradecer os deputados que nos ajudaram nessa briga: Barros Munhoz, Jonas Donizette, Edmir Chedid que também foi um dos que mais trabalhou nessa incansável luta.

AN - Quanto à presença dos prefeitos...?

Jacob - A presença dos prefeitos foi muito importante, atenderam ao pedido do deputado Guilherme Campos e ao meu pedido, foram a essa reunião, onde pudemos mostrar a importância dessa duplicação, foi pedido ao secretário, o asfalto que liga Amparo a Três Pontes (Morrão), previsto para o início do ano que vem.

AN - No mês de Janeiro você e demais vereadores estiveram reunidos no Jd. Brasil, para tratar de assuntos relacionados com a reativação da Associação Amigos de Bairro. Qual a sua iniciativa em questão a associação, o senhor apóia a idéia de uma associação, não só no Jd.Brasil, mas em todos os bairros de Amparo?

Jacob - Tenho uma experiência especial e um carinho muito grato com o Jd. Brasil, já que lá iniciei minha atividade política. Fiquei muito chateado quando soube que um abaixo-assinado dos moradores do bairro chegou as mãos do prefeito e segundo consta, pouco conhecimento ele deu para esse abaixo-assinado. Estou acostumado, abaixo-assinado e associações amigos de bairro, agente respeita muito, dou todo o apoio a associação dos moradores do Jd. Brasil e eles sabem que podem contar comigo, como já contaram.  Lamentavelmente foi feito uma grande obra no bairro, uma rede de captação que a prefeitura construiu, uma das únicas obras do SAAE, e já vem dando problemas, durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, falta constante de água no bairro. Fiquei muito preocupado com o descaso da administração, inclusive a caixa d’água estava com infiltrações -estive lá fotografando- já encaminhamos as fotos para a administração do SAAE, que hoje é comandada pelo Juca Amaral, um homem sério, de bem, com visão, e agente reconhece o trabalho dele, sabe da dificuldade, a nossa crítica fica  à antiga administração, já que o Juca está vindo agora e nenhuma culpa tem. Deposito minha confiança no Juca, pois do jeito que está é muito perigoso, água é uma questão de saúde pública.

AN - Visitando os bairros de nosso município, o senhor deve ter se deparado com inúmeras reclamações dos moradores como: asfaltamento precário, falta de investimento e etc.
A prefeitura faz uma imensa propaganda dizendo que Amparo está pronta para o futuro.
Está mesmo, quais os pontos ofuscados pela prefeitura que o senhor acha que deveriam ser tratados com mais respeito por parte do governo municipal, sendo que os moradores desses bairros também pagam seus impostos?


Jacob - Tenho visitado todos os bairros durante esses sete anos como vereador, dia sim, dia não visito um bairro, tenho visitado postos de saúde, escolas municipais, estaduais, o vereador Jacob não tem essa questão de estado-estado, municipal-municipal, tenho a seguinte visão, está em Amparo, é para a nossa população temos que cuidá-lo.
Tenho também deparado com várias reclamações, principalmente os buracos nas ruas, é público e notório que choveu, vai sim fazer buraco, e hoje na moderna administração ficamos quatro anos sem tamparem os buracos, deixando para tampar buracos só agora, na hora do desespero. A população tem reclamado e muito. Está lamentável o que vem acontecendo no bairro Santa Maria do Amparo, Silvestre I, II, III, muito barro nas ruas e  uma situação muito precária, a administração não tem dado a atenção que os bairros merecem.

AN - E a saúde, ainda existe reclamações e o que o senhor esta fazendo para levá-las até o conhecimento da secretaria?

Jacob - Tenho recebido muitas reclamações na questão do atendimento, os servidores são pessoas sérias que tentam fazer seu trabalho na medida do possível que lhe é oferecido. Os postinhos fecham as sextas e só abrem na segunda, e quando temos um feriado prolongado, chega a ficar fechados por três, quatro dias. Tenho visitado muito a Santa Casa Anna Cintra, o Grêmio para ver como está o atendimento, e a prefeitura não tem dado o apoio que os hospitais necessitam para dar um bom atendimento à população, tenho feito reunião com os diretores dos hospitais para saber o que vem acontecendo e eles realmente tem reclamado da falta de apoio da prefeitura.

AN - O que diz a secretaria de saúde, quando questionada sobre isso?

Jacob - Tenho uma dificuldade muito grande com a secretária da saúde de Amparo, a senhora Pimenta, que desde a primeira seção como vereador em 2001, solicitei ao líder do governo na Câmara Municipal, eu queria uma reunião com a secretária da saúde, nove meses se passaram, eu cobrei o líder do governo e ele ficou mais dois, três anos sem dar resposta. No início dessa legislatura tenho cobrado, ela não atende esse vereador, agora atendeu alguns vereadores o ano passado, acho que para dizer que ela é uma pessoa que recebe.

AN - Na questão da segurança?

Jacob - Existia no bairro JD. S. Dimas/Modelo um posto da guarda municipal, a população daquele bairro ficava tranqüila, pois sabia que existia uma segurança no local, um apoio, e acabava dormindo tranqüila sabendo que a competente guarda estava lá, hoje não existe mais.
Veja o distrito de Arcadas, Três Pontes a Zona Rural de Amparo, não existe uma ronda, eu consegui para Amparo uma “Land Rover” que seria reformada pelo Conseg e junto à polícia ambiental, nós teríamos a patrulha rural no município, rondas na zona rural, que é o meu sonho inclusive, o prefeito perdeu essa “Land Rover” que foi para a cidade de Socorro. A caminhonete veio para Amparo, mas o prefeito é quem deveria fazer essa solicitação junto ao comando da PM, não fez, o carro ficou cerca de cinco meses na sede da companhia e o prefeito de Socorro, uma pessoa dinâmica levou para a cidade dele e nós perdemos a patrulha rural de Amparo.
É um grande sonho meu, para a cidade, o circuito fechado de câmeras de segurança em nosso município, tenho um projeto de segurança para a cidade, de graça, que já oferecemos ao prefeito e até hoje ele não nos deu uma resposta, não sei se é por vaidade das pessoas que cuidam de segurança, que não querem aceitar o nosso projeto.
Arrumamos dinheiro para a segurança pública – R$ 1,5 milhão, mas ele (prefeito) achou por bem captar só R$ 500 mil - peço publicamente, através do Amparo News, para que ele invista na verba se segurança para esse ano.

AN - Jacob, o senhor disse que pouco de investiu em segurança na atual administração, o prefeito diz que a troca de todas as lâmpadas de praças e bairros é um investimento pesado em segurança, o que você tem a dizer?

Jacob -  O que tem que ficar claro é que no ano de 1999-2000, o prefeito Piffer conseguiu em parceria com Furnas Centrais Elétricas, a troca de toda a iluminação de Amparo, foi um trabalho iniciado e conquistado pelo prefeito Carlos Piffer que hoje está dando resultado no município, estão trocando todas as lâmpadas, colocando lâmpadas de vapor de sódio  que iluminam mais e são cerca de 30% mais econômicas. Esse projeto ficou parado desde 2000, e o prefeito pediu umas trocas e depois parou e agora ele reiniciou, mas esse projeto foi iniciado na administração anterior, queria deixar claro também que as pessoas vêem o Jd.Publico e a praça Pádua Salles, avenida Waldyr Beira, tudo conquistado com a parceria com a CPFL,  investindo em Amparo.


AN - No primeiro mandato de César (2000 – 2004), a câmara com a maioria dos vereadores do PT, aprovou várias leis, que não agradaram muito a população como: Aumento dos subsídios dos secretários em 52% e aumento do IPTU. O senhor foi contrário à aprovação de todas essas leis, que só causariam perdas para a população e assim para o município.

Jacob - De fato fui contra a aprovação desse aumento aos secretários em 52%, um aumento muito infundado, porque o prefeito fez a questão de aumentar o salário somente dos cargos de confiança, dos seus secretários, e o vereador Jacob na época discutiu muito, queria aumentar o salário de todo o funcionalismo público municipal.
Houve um grande aumento do IPTU nesses últimos sete anos da administração e segundo quem o orienta nessas questões é o senhor Paulo Miotta. Recebi uma ligação de um morador da zona rural, dono de um sítio, e ele recebeu o carnê do IPTU, no valor aproximado de R$ 20 mil por ano.

AN - Turismo em Amparo?

Jacob - Não tivemos nenhuma ação do turismo nos últimos sete anos, quando secretário do turismo, criei a lei do lixo, a lei da manutenção, em que as empresas podem adotar as praças do município e fazer a manutenção, conseguimos trazer para Amparo treze empreendimentos hoteleiros, grandes conquistas, a criação de três selos de qualidade, como secretário fiz as três oficinas do PNMT (programa nacional de municipalização do turismo) um programa da EMBRATUR. Nunca me esqueço da visita do vice-prefeito da cidade de São Vicente, dizendo: minha cidade tem quinhentos anos e não tem o patrimônio que Amparo possui.

AN - Estação de Tratamento de Esgotos, bom ou ruim?

Jacob – Eu pedi a discussão pública desse projeto, queria ouvir os engenheiros, formadores de opinião, todos que estão realmente preocupados com essa questão, e em uma das discussões, o prefeito foi com uma aparato maravilhoso, montou um cenário lá na Câmara, como se ele, a prefeitura tivesse colocado a população para discutir, mas na verdade não foi, foi sim a Câmara Municipal através do vereador Jacob, que abriu para o debate e num determinado momento perguntei a ele: você foi atrás dos recursos de fundo perdido? Ele abaixou o microfone e disse que eu iria deixá-lo em uma situação complicada. E pergunto a ele até hoje, se foi atrás de recurso de fundo perdido.
 O vereador Jacob é a favor do tratamento de esgotos, até temos que parabenizar o Ministério Público do Estado de São Paulo, através dos promotores da cidade de Amparo que exigiram o tratamento de esgotos de Amparo, não foi uma vontade do prefeito por que é bonito falar em meio ambiente, porque esta na moda a questão ambiental, agente sabe que quem está realmente preocupado com o meio ambiente e o Ministério Público, e eles é que assinaram um acordo com a prefeitura no passado para que fosse feito o tratamento de esgotos. Parabenizo o ministério publico por ter cobrado essa obra, ao contrário, não teria sido feito até hoje.


AN - Jacob, alguns meios de comunicação tem noticiado que você é contra a criação de um novo fórum para Amparo, por quê?

Jacob - Quanto à questão do Fórum, nós acompanhamos em uma reunião entre o Ministério Público, juiz, juíza, promotor, presidente da OAB e o prefeito. O importante dizer é que o vereador Jacob, não é de nenhuma forma, contra a construção do novo Fórum, muito pelo contrário, o vereador Jacob está muito por dentro das questões que diz respeito ao judiciário, tanto que sabemos que o importante para Amparo hoje, é a criação de uma 3ª vara rapidamente. O local que o prefeito queria construir o novo Fórum, é um local impróprio, ao lado da marginal e de um posto de gasolina, um local de fuga rápida. E sou sim, contra o local, quero uma área nobre, como está instalado o atual Fórum “Laudo de Camargo” um dos melhores locais de Amparo. Eu sou a favor sim da construção de um novo Fórum, às vezes a imprensa tenta dizer que sou contra, mas isso não interessa, e sim as ações que venho tomando junto a Secretaria da Justiça, junto aos deputados que tem força no governo do Estado, para liberar recursos para a construção do novo fórum em um local privilegiado, digno de um Fórum.


AN - Jacob o que você achou da mudança do pré-candidato do PT?

Jacob -
 Achei uma insensatez, demostra o amadorismo do grupo político que comanda nosso município hoje. Ele foi duas vezes vereador, presidente da câmara e atualmente é vice-prefeito, Fernando Borim tem bagagem. Foi meu colega na câmara na legislatura 2001-2004, ficou um pouco afastado ultimamente, mas é daqueles petistas que ainda acreditam na velha ideologia do partido, mesmo depois dos últimos acontecimentos em nível nacional e municipal. Mas esta é uma decisão interna deles, eu prefiro não me alongar. Se um dia eu chegar ao cargo de chefe do executivo, seria muito positiva a presença dele na câmara, mesmo sendo da oposição.





quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quimica Amparo (YPE)

https://www.facebook.com/photo.php?v=182466448588523&set=vb.182004068634761&type=2&theater

Um operário morreu, na madrugada de hoje, depois de ser prensado por um elevador na fábrica da Química Amparo, fabricante dos produtos Ypê, Tixan, Assolan e Perfex, em Amparo.
Antonio Donizete Leme, 42, verificava um problema, por volta das 20h de ontem, quando seu cinto ficou preso na escada do fosso do aparelho. O elevador desceu, e a vítima foi prensada entre a porta e o piso.
Leme chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, de quem recebeu o primeiro atendimento, e foi levado com vida para a Santa Casa Anna Cintra, em Amparo. Ele deu entrada no hospital por volta das 21h, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no início da madrugada de hoje. O hospital não forneceu detalhes sobre o atendimento.
A empresa informou que está prestando assistência para a família do funcionário e que segue as normas de segurança do trabalho. "A Química Amparo lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira", disse a indústria, em nota.