sábado, 23 de julho de 2016

Celula Terrorista no Municipio de Amparo a dez dias das Olimpiadas

Tranquilo, sossegado e uma pessoa boa. Este é o perfil de um dos 10 suspeitos presos pela Polícia Federal na Operação Hashtag na manhã de quinta-feira (21), em Amparo (SP), cidade com cerca de 70 mil habitantes na região de Campinas (SP). O homem de 42 anos, que nasceu no estado do Maranhão, vive há anos no interior paulista e trabalhou como garçom. Os moradores viram o nome dele na televisão e nos portais de notícias na internet. Uma moradora disse que viu o supeito sendo levado pelos agentes. O detido tinha um blog onde fazia apologia ao terrorismo.
A camareira conta que sabia que o investigado é muçulmano e quando o encontrava sempre usava a expressão Salamaleico, que em árabe quer dizer: “que a paz esteja sobre vós”.“Ele sempre foi uma pessoa muito boa. Estamos com medo. Se for ele o que vai acontecer?”,  disse a camareira Janete Pires, que trabalhou com o suspeito por muitos anos.  
Janete conta ainda que viu a foto do suspeito na internet com uma arma de paintball- que utiliza balas de tinta- e se assustou.
“Comentei com o meu marido, a gente está perto das pessoas e não sabe quem são essas pessoas”, declara.
Rodrigo Ferreira trabalha em um bar no centro da cidade e conta que o suspeito levado pela Polícia Federal na manhã de quinta costumava tomar café no bar e nunca apresentou sinal algum de que se envolvia com atividades terroristas.
“Sexta era dia. Ele buscava o jornal que sai de sexta-feira e tomava um cafezinho com pão’, disse Rodrigo Ferreira, que trabalha em um bar no centro da cidade.  “Ele era tranquilo e sossegado. Eu nem imaginava”, afirma o atendente de balcão.
Uma vizinha da casa onde o suspeito foi detido disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que os policiais federais chegaram por volta das 5h30 da quinta e saíram por volta das 8h. “De vez em quando ele aparecia na casa”, disse a aposentada Valda Ângela da Silva. Ainda segundo ela, o suspeito preso não morava na casa onde foi preso, mas conhecia os proprietários.