sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A CIDADE DE AMPARO PODE FICAR SEM ÁGUA, ALERTA SCABORA

Para Scabora, com a estiagem e o acúmulo de materiais orgânicos junto ao principal acesso de captação das águas, reduz-se o volume de água e fica mais difícil sua captação

“A cidade de Amparo está ameaçada de, em pouco tempo, ficar sem água tratada, dadas as condições de abandono da estação de captação do SAAE, onde o descuido por parte dos responsáveis pela autarquia chegou ao extremo”, a denúncia é do ex-superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), Sérgio Scabora.

Ele lembra que a captação de águas do SAAE fica localizada no bairro do Velhobol, e sempre recebeu um cuidado especial do SAAE. Para ele, o local é da maior importância, “pois é dela que são mandadas as ETAs para tratamento, onde todo o volume de água é tratado e distribuído à população amparense”.

Para Scabora, com a estiagem e o acúmulo de materiais orgânicos junto ao principal acesso de captação das águas, reduz-se o volume de água e fica mais difícil sua captação. “Como podemos verificar através de inúmeras fotos, serão necessárias uma grande limpeza e uma drenagem do local para amenizar a possível falta do recurso natural, além da conservação de toda a estação de captação”, disse

Segundo Sérgio Scabora, “uma das prioridades para o local seria a limpeza, ajuste no represamento das águas do Rio Camanducaia e o constante monitoramento do setor da captação de águas, como era feito na época em que administramos o SAAE. Portanto, caso não seja feito um trabalho sério, a cidade de Amparo poderá entrar em colapso no seu tratamento e abastecimento, possibilitando até mesmo o racionamento ou rodízio nos inúmeros bairros da cidade pela impossibilidade de sua captação”, completou.